quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A morte de um pensamento

Estou neste lugar há três dias. Não como, não durmo e não bebo nada há três dias.

Você consegue imaginar o peso desses três dias? (pausa)

Minhas costas doem muito...meu nariz não pára de escorrer...e tudo isso há três dias. (olha no relógio) Mais precisamente 39 horas e alguns minutos.

( Dá uma longa tragada no cigarro)

Três dias....(pausa longa)

Pelo menos deu tempo de pensar na besteira da minha vida.... (pausa)

Fachada! Pura fachada....

Amigos...festas, mulheres, bebida....ah....

Filhos da puta...barulho, vadias e vômito...isso sim. (começa a se exaltar)

Era só prejuízo!!! (muda de repente)

E pra um pobre metido a bacana qualquer notinha já faz uma enorme falta...

Mas não, que isso...não esquenta não...depois a gente acerta...

E acertava??? Acertava nada!E o idiota aqui bancando...um monte de marmanjo, puta e vagabundo.

E pensa que depois, na hora que eu estava liso, aparecia algum desgraçado pra me ceder um cigarro? (risos)

(Acende um cigarro)

(Pausa)

Pelo menos não me deixaram sem cigarro neste fim de mundo.

(longa tragada)

Fui dormir na sexta, acho que era sexta, e acordei aqui...em cima desta mesa, numa ressaca enorme, sem nada pra comer e nenhuma cervejinha...numa vontade de fumar. Ainda bem que achei 5 maços de cigarro jogados pelo chão...e até fósforos deixaram...

(pensa e olha para os enforcados)

Deve ter sido o último pedido desses daí: “-O chefia, me dá um cigarrinho antes da caixa prego!”

(risos irônicos, seguido de choro convulsivo)

E no fim é isso....um cigarrinho e vela....se acenderem uma vela por você... (pausa, senta na mesa, chora com a cabeça entre as mãos)

(Se recompõe)

O pior de nossa vida é quando a gente sabe que está morto.

Não digo morto, enterrado, igual a esses aí não...O pior é quando a gente se torna um pensamento morto.

Nada mais faz diferença, nem amor de mãe, nem de família, nada...nada mesmo!

Minha mãe...uma maníaco depressiva...vive enchendo o saco em nome da vida dos outros...e família então....um bando de urubus sedentos por carniça, loucos pra te ver na merda, pedindo esmola, e de preferência pedindo esmola pra eles...(pausa)

Lembro da Clarinha...(com emoção) Branquinha, cabelos negros, cinturinha fina...ah...

Mas, de que adianta esse amor platônico, se já me sinto morto. (silêncio)

Estou cinza, sem cor de vida, e que vida que eu levei não é mesmo?

Agora, eu fico olhando pra esses três aí...

Três corpos apodrecendo que nem conseguem me causar piedade!

O que será que leva uma pessoa ao suicídio? (longa tragada no cigarro)

Minha vida sempre foi meio vazia, mas em tirar minha própria vida eu nunca pensei! Nunca mesmo!

Se a vida já é uma merda aqui na Terra, imagina o inferno como deve ser... (silêncio)

(Gargalhada)

Olha que besteira que eu estou falando!! Inferno?! Existe maior inferno que acordar cedo, encarar o diabo do chefe, ficar em fila de banco e voltar sozinho pra casa?

Tenho certeza que não.

(Longa pausa)

Mas o que levou esses aí a dar fim nessa droga de vida?

Aposto que eles não tinham cigarro! (risos)

E de tão acostumados que ficamos com a correria da cidade, esse silêncio e essa calmaria bucólica nos deprime.

(Reflexão)

O cara fica a vida inteira correndo de um lado para o outro atrás de dinheiro e promete pra si mesmo que quando se aposentar vai ter sossego. Aí o cidadão se aposenta e morre! (gargalhadas)

Sossegou mesmo! Sossego eterno!

Só não se dá bem quem tem a alma atormentada. Aí não tem sossego. Tipo esses suicidas aí.

Mas,pensando bem,será que existe mesmo uma alma nesse nosso corpo? Se Deus existe e cobra bondade dos seres humanos, por que Ele deixou que inventassem o capitalismo?

Veja bem, como o cara vai bancar o bonzinho, se o tempo todo ele tem que pensar em produzir, em ganhar dinheiro para comer? Não dá pra ajudar o ceguinho atravessar a rua se você está atrasado para pegar o ônibus! Muito menos fazer uma doação para crianças carentes se suas contas estão atrasadas. E o pior é que quem tem tempo e dinheiro pra essas coisas se preocupa mais com a neve de Bariloche do que com o aquecimento global.

Definitivamente alma não deve existir. Nem reencarnação. O ser humano já leva uma vida de cão, aí como se não bastasse, é obrigado a viver de novo porque não pagou todos os pecados em sua breve existência.

(Acende um cigarro e dá uma longa tragada)

Pra falar a verdade, eu nunca fui tão fiel assim, e acho mesmo é que Deus não existe!

Pronto, falei!

Como o mundo pode ser assim tão perverso e desumano se há no céu um Deus justo e bondoso? E não me venham com essa de livre arbítrio, que tudo que acontece na Terra é exclusivamente causado pelo homem, mesmo porque a maioria dos homens não têm direito nenhum de escolha, quanto mais livre arbítrio. Aliás, nem sabem o que quer dizer a expressão.

(Pausa)

Estou me sentindo bem mais aliviado. Afinal, essas confissões a gente não faz toda hora.

Já pensou, chegando no trabalho, olho pro meu chefe e digo: “- Bom dia! Eu não acredito em Deus e muito menos na bondade das pessoas!”

(Dá a última tragada no cigarro e joga a ponta)

(Pausa)

Pensando bem, olhando esses três aí, até acho que eles tem mesmo é coragem. Renunciaram à hipocrisia desta vida.

(Olha fixamente os cadáveres e fica um tempo atônito)

Tem mais duas forcas prontinhas ali.

(Longa pausa)

Uma deve ser pra mim.

(Acende outro cigarro e fuma sem dar uma palavra)

Os outros apenas não fumavam...

(Vai até uma das forcas, sobe no tronco da árvore)

Espero que o próximo aproveite melhor os três maços de cigarro que sobraram.

(A forca faz o seu papel)

                                                                                              Rafael Freitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário