domingo, 25 de julho de 2010

Um homem de Deus

- Em nome do pai, do filho e do espírito santo...

- Amém!

- Padre, eu vim me confessar.

- E quais são os seus pecados, meu filho?

- Padre, eu sempre fui pobre! Nasci e cresci numa cidadezinha do interior cheia de pessoas limitadas e ignorantes. Ensinaram-me, desde pequeno, que Deus é bom, justo e que nos ajuda. Ensinaram-me também o que é certo e o que é errado. Pois bem, levei toda minha vida baseada nesses ensinamentos. Nunca prejudiquei quem quer que seja. Nunca pratiquei crimes. Nunca humilhei o próximo e sempre trabalhei.

- Muito bem meu filho, foi isso que Deus nos ensinou.

- É padre, mas agora, depois de tantos anos, fico pensando na minha vida e não consigo ver a ajuda divina que me prometeram. Deus não me ajudou até agora! O senhor, que é uma pessoa instruída e estudada, pode me dizer se esse pensamento é pecado?

- Olha meu filho, não digo que seja pecado, mas que você está equivocado! A ajuda de Deus não é para esta vida, mas sim para aquela que vem após a morte. Devemos seguir Seus ensinamentos para alcançarmos o Céu e gozarmos de toda a bondade de Deus, eternamente.

- Mas padre, isso não é contraditório? Eu vejo tantas pessoas que não dão a mínima para esses ensinamentos. Umas renegam a existência de Deus. Outras praticam crimes, prejudicam e humilham o próximo, aproveitam-se dos outros e todas vivem muito bem. Moram em casas luxuosas, tem bons carros, esbanjam dinheiro e não passam necessidades.

- Essas pessoas, meu filho, terão que se acertar com Deus no dia do Juízo Final.

- Padre, eu sei que o senhor sabe das coisas. Também que é um homem de Deus aqui. Não daria pro senhor conversar com Ele para me ajudar um pouquinho agora, nessa vida? Olha padre! Eu tenho mulher e cinco filhos. Não tenho casa pra morar. Estou desempregado e meus filhos choram de fome. Não daria pro senhor ver com Ele, assim, um tipo de adiantamento!

- Meu filho, isso não existe! Deus dá aquilo que cada um merece.

- Padre, eu sei que o senhor sabe das coisas, que é instruído e estudado. Então me diga: o que eu fiz de errado pra não receber uma ajudinha de Deus? Será que ele não gosta de mim? Padre, não foi Deus quem fez tudo que existe?

- Sim meu filho, todas as coisas!

- Então Ele fez todas as coisas e as dá para quem Ele acha que merece, não é isso?

- Pode-se dizer que sim, meu filho!

- Padre, o senhor não acha que há um equívoco por parte de Deus na avaliação do quanto cada um merece?

- Não meu filho, Deus nunca erra!

- Padre, se Deus nunca erra e não me deu nada, então o errado sou eu, o senhor não acha?

- Não entendi, meu filho.

- Ora padre, se Deus nunca erra em sua avaliação quanto ao merecimento de cada um e ele não me deu nada, só pode ser porque o errado sou eu.

- …

- Obrigado padre, o senhor me ajudou muito. Sozinho não conseguiria enxergar que os ensinamentos dados a mim por aquelas pessoas limitadas e ignorantes estavam errados. Ainda bem que vim aqui. Somente o senhor, um homem de Deus, poderia ter me mostrado isso. A partir de agora Deus começará a me ajudar.

                                                                                           Renato Duran

2 comentários:

  1. É uma pena o mundo ser assim...Deus só ajuda o Seu Madruga e Deus castiga o Seu Barriga.
    Não devemos ter vergonha de ser honestos!
    Mas, em nossa realidade devemos esconder nossa honestidade.
    O Maluf nunca foi preso e ainda vai ser candidato!!!
    Muito bom o texto.

    Solange Chotolli.

    ResponderExcluir
  2. Quando caimos, no íntimo mais profundo e percebemos a nossa pequenez, estamos prontos para amar o "Grande Irmão"-apud George Orwell

    ResponderExcluir