segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O mendigo que queria ser rei

Certo dia, andando pela praça, pude ver ao longe um senhor.

Cabelos grisalhos, roupa velha e rasgada, parecia até embriagado, e gritava a todos pulmões:

- Eu ainda vou ser rei! Vocês verão! Eu ainda vou ser rei!

Todos que passavam por ali desviavam o olhar, mudavam de lado na calçada, como se nada acontecesse, como se aquele pobre coitado oferecesse algum perigo.

Vi de onde estava um jovem se aproximar, talvez para caçoar do pobre, ou quem sabe, oferecer alguma ajuda. Mas, quanto mais o rapaz se aproximava, mais o velho gritava:

- Eu ainda serei rei! Vocês duvidam? Eu não sou louco! Vou ser rei!

O jovem, meio desconfiado com a situação, parou a uma certa distância do pobre louco, e como que num tom solidário perguntou:

- Mas o senhor não acha que está um pouco mal vestido pra ser um rei? E se talvez melhorássemos sua roupa?

O velho olhou profundamente o rapaz e silenciou.

Um silêncio que parecia concordar com a roupa maltrapilha, mas que deixava claro que era uma concordância sem aceitação.

- E então, o que o senhor acha?

- Eu acho que você está com gozação, não existem pessoas boas nesse mundo. Você quer que eu aceite sua ajuda e quando me levar nessa sua conversa dá aquela gargalhada na minha cara.

- Não senhor. Parece estranho, mas acredito em você. Eu apenas sugeri que essa sua vestimenta não pode ser de um rei, não acha?

O velho, mesmo desconfiado, concordou com a cabeça.

- Então, não posso te ajudar?

- Não. Cada rei se identifica com seu povo pela vestimenta.

- Então qual é seu povo, se todos que passam por aqui estão bem vestidos?

- Meu povo está escondido, com medo de vocês que passam por cima de todos em busca de dinheiro.

- Escondido onde? Atrás das árvores da praça? - indagou curioso o jovem.

- Escondido em minha memória, em minha imaginação. Ou será que porque sou mendigo não posso ter sonhos... Um dia meu povo voltará, e finalmente poderei ser rei.

- Então acho que não posso mais ajudar o senhor. Um rei se identifica com seu povo devido sua vestimenta, sendo assim, não pode trocá-la, e essa era minha intenção. Seja feliz companheiro, agora preciso realmente ir. Adeus.

O velho pensou...

- Não. Sinto muito, mas você não pode ir meu jovem. Tenho um brilhante futuro pra você em meu reino. Um grande rei necessita de um fiel escudeiro que lhe dê ouvidos, e ninguém aqui foi digno de parar e me ouvir.
Esse foi um dos primeiros contos que escrevi.

Grande abraço,

Rafael Freitas


2 comentários:

  1. Pô muito bom o teu conto Rafael, me fez lembrar Voltaire, num de seus contos um mendigo diz, após escutar uma bronca de um afeiçoado francês: meu querido cidadão, por gentileza, não perca seu tempo, siga, pois lhe pedi dinheiro, não conselhos.

    ResponderExcluir